14 março 2011

O Índice de Rotatividade de Pessoal

O calculo do Índice de Rotatividade de Pessoal – IRP - é baseado no volume de entradas e saídas de pessoal em relação aos recursos humanos disponíveis em certa área organizacional, dentro de certo período de tempo, e em termos percentuais.
Quando a medição é realizada para feitos de planejamento de RH, utiliza-se a seguinte equação:
IRP = A + D / 2 x 100 / EM
Onde:
A = Admissões de pessoal (entradas);
D = desligamentos de pessoal (saídas);
EM = Efetivo médio. Pode ser obtido pela soma dos efetivos existentes no início e no final do período, dividido por dois.
O IRP exprime em valor percentual de empregados que circulam na organização em relação ao número médio de empregados. Assim se o índice for de 3%, por exemplo, quer dizer que a organização pode contar com apenas 97% de sua força de trabalho naquele período.
Obviamente, um IRP equivalente a zero não ocorre na pratica e nem seria desejável, pois denotaria um total esclerosamento da organização. Por outro lado um índice muito elevado pode refletir um estado de fluidez e entropia da organização. O índice ideal seria aquele onde a empresa conseguisse reter seu pessoal de boa qualidade substituindo aquelas pessoas que apresentam distorções de desempenhos difíceis de serem corrigidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário