08 março 2011

A NOVA VISÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

A era do conhecimento chegou com o terceiro milênio e com ela a mudança na base da excelência empresarial, que agora tem sido o elemento humano.
A sobrevivência das organizações está diretamente relacionada à sua capacidade de adaptação e mudança num mundo globalizado que estamos vivendo. Essa capacidade está nas pessoas que possuem habilidades, pensam, interpretam, raciocinam, decidem e agem dentro das organizações.
O segredo está, então, em saber agregar os valores humanos e integrá-los em suas atividades e produtos.
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área extremamente sensível a dois aspectos organizacionais: a estrutura organizacional adotada e a cultura organizacional dominante. O sucesso depende do desenho organizacional adotado em função da estratégia, mas depende também da mentalidade que existe em cada organização, que está diretamente ligado ao contexto ambiental, do negócio da organização, de suas características internas, de seus processos básicos e de inúmeras outras variáveis.
As palavras de ordem passaram a ser a produtividade, qualidade e competitividade. O que torna a atividade de ARH cada vez mais complexa e desafiante. Nesse contexto as pessoas deixam de ser o problema e passam a ser a solução para os problemas, deixam de ser o desafio e passam a ser a vantagem competitiva, deixam de ser o recurso mais importante para se tornar parceiro do negócio.
A ARH é composta de cinco subsistemas:
* Subsistema de Provisão de RH
* Subsistema de Aplicação de RH
* Subsistema de Manutenção de RH
* Subsistema de desenvolvimento de RH
* Subsistema de Monitoração de RH
Esses cinco subsistemas relacionados com atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos estão intimamente relacionados e fazem parte de um sistema maior: A Administração de Recursos Humanos. Todos devem estar integrados e balanceados para que o resultado seja aumentado e expandido.
No tratamento dos subsistemas de RH todos devem ter igual importância e atenção, pois caso haja diferença nesse tratamento provocando desníveis entre eles, ocasionará uma perda de sinergia.
Toda organização possuem objetivos de curto e longo prazo e procuram balancear esses objetivos. Assim a base para alcançar esses objetivos e os resultados do negócio é necessário percorrer os indicadores de sua eficiência e eficácia, que são:
·         Resultados dos negócios;
·         Impulsionadores do desempenho organizacional;
·         Competências humanas;
·         Processos de Gestão de Recursos Humanos.

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