13 março 2011

2.2 ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Também conhecida como turnover, a rotatividade de recursos humanos está ligado diretamente ao ambiente e a organização.
Trata-se de uma relação de intercambio de pessoas entre a organização e o ambiente. É utilizada para definir a flutuação de pessoal entre o meio e a organização, que é definido pelo volume de pessoas que ingressam e saem da organização. Sua relação é expressa pelo percentual entre as admissões e os desligamentos relacionados com o numero médio de funcionários ativos.
O ambiente influencia a organização, que é um sistema aberto, enviando insumos ou recursos na forma de matéria-prima, pessoas, informações, dinheiro, etc., e a organização devolve para o meio, produtos, serviços, pessoas, etc. Entre os insumos que ela importa e exporta para o ambiente deve haver certo equilíbrio, pois havendo mais entrada do que saída a empresa congestiona seu processo de transformação e estoques paralisados. Se os recursos forem menores que as saídas, a organização não tem recursos para operar as transformações e continuar a produzir resultados.
O grande volume de perda de recursos humanos tem preocupado os executivos da área de RH. Em toda organização saudável, ocorre normalmente um volume pequeno de entradas e saídas de recursos humanos, ocasionando uma rotatividade meramente vegetativa e de simples manutenção do sistema.
Pode estar orientada no sentido de inflacionar o sistema com novos recursos para ampliar resultados ou, no sentido de esvaziar o sistema, para diminuir as operações, reduzindo os resultados.
Contudo, algumas vezes, o turnover escapa ao controle da organização. Isso acontece quando os desligamentos acontecem por iniciativa dos empregados aumentam substancialmente de volume. Isso acontece num mercado de oferta intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário